Sunday, January 05, 2025

"Emilia Pérez": um melodrama musical

emilia-jpg.jpg


Há uma coisa em Emilia Pérez que é muito fixe: apesar de ser um musical, não há brilhos e luzes e todo o ambiente é muito soturno, há pobreza, violência, gangues, mulheres que choram os filhos perdidos. Estamos no México, no submundo do tráfico, dominado por Manitas, um barão da droga que decide mudar de género para se transformar na mulher que sempre quis ser. É assim que surge Emilia Pérez.


Há outra coisa muito fixe: Manitas e Emilia são interpretados pela mesma actriz, Karla Sofia Gascón, ela própria uma mulher transgénero. Acho que é preciso ver para perceber como este simples facto faz toda a diferença e traz uma outra camada e algum realismo a um filme que oscila permanentemente entre o realismo e a fantasia, entre o isto é uma crónica social mas também é um pouco uma telenovela.


Emilia Pérez é um filme sobre a possibilidade de começar de novo, de procurarmos a nossa verdade e de nos redimirmos das falhas que cometemos. Mas também sobre como é difícil deixar o passado para trás.


Mas, de uma maneira geral, foi um filme que me deixou indiferente. Há momentos em que parece que tudo faz sentido e até conseguimos entender as preocupações das personagens, mas logo a seguir os actores desatam a cantar e às vezes mesmo a dançar e a Selena Gomez aparece para nos tirar do sério com aquele sotaque e aquela falta de jeito para representar e a história dá mais umas reviravoltas e quando dei por mim já estava a olhar para o relógio e a pensar será que ainda falta muito para isto acabar?


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home