Monday, December 31, 2012

Três coisas que gostava de fazer em 2013

- Trabalhar (mal vai o mundo quando o maior desejo que temos para um ano novo é continuar a ter trabalho...)
- Ter mais paciência e gritar menos com os meus filhos
- Encontrar a felicidade nas pequenas coisas

Perder uns quilos também seria simpático.
O resto, haja saúde, há de se resolver.

Labels:

Mentira

É uma palavra que se adequa bem a este ano de 2012.

Labels:

Saturday, December 29, 2012

Os bravos do pelotão de 2012

Ontem à noite deu o Platoon, já não me lembro em que canal. O Platoon foi um dos filmes que vi mais vezes no tempo das videocassetes (os outros foram o Dirty Dancing, o Top Gun e o Nove Semanas e Meia, que eu não era uma jovem dada a coisas muito intelectuais). O filme começa com os novatos a chegarem ao Vietname e a verem os corpos à espera para entrarem no mesmo avião e regressarem a casa. Só de ouvir a música fico arrepiada. E é certo que choro com a morte do Willem Dafoe. O Willem Dafoe é o actor feio mais-lindo de todos. Não fiquei a ver porque estava muito cansada, de ter subido os degraus todos do castelo de Almourol, e também porque não me apetecia ficar triste. Quando ia dormir lembrei-me que ainda não tinha feito a minha lista de filmes preferidos deste ano. Eu gosto muito de listas, mesmo quando, como é o caso,  não tenho material para as fazer. Este ano não fui ao cinema tantas vezes quanto gostaria, o que é uma tristeza. E das vezes em que fui nem todas foram memoráveis (não, o james bond não me enche as medidas, e os filmes de animação deste ano foram todos muito fraquinhos). De maneiras que temos estes:
O deus da carnificina
Uma separação
Moonrise Kingdom
Moneyball
Marina Abramovic - The Artist is Present
O miúdo da bicicleta
Descendentes
Argo
Tabu
E ainda não vi o Amor, do Haneke, que, palpita-me, por tudo o que já li e ouvi, há de ficar neste top.

Labels:

Friday, December 28, 2012

Férias de inverno (só as partes boas)

Eu digo estou de férias.
E há sempre alguém por perto a comentar que sorte.
Ora convém explicar que não se trata de sorte. São férias marcadas desde fevereiro, são cinco dias dos tais 22 a que todos temos direito, dias em que eu trabalhei enquanto vocês estavam na praia, num avião para algum lado, na eurodisney ou no brasil. Guardei-os para agora porque gosto demasiado do natal (não sei se já tinham reparado) para me contentar com a noite da consoada, preciso de começar a festejar uns dias antes, convenientemente, ou seja, no alentejo. E porque acho que, apesar da escola estar aberta, eles precisam destas pausas, no natal e na páscoa, e, como não temos avós que fiquem com eles, tentamos, sempre que possível, tirar uns dias nestas alturas. Ficamos com menos férias no verão, é certo, mas aproveitamos para fazer coisas diferentes. Coisas assim deste género:

Ir a Óbidos ver a neve falsa, não ficar na gigantesca fila para falar com o pai natal mas gostar mesmo, mesmo das cidades de legos:
 
Brincar muuuuuuuito (e desarrumar tudo).
 
Andar de metro (os miúdos adoram), passear na Baixa, comer um gelado no Santini e chatear todos os pombos de Lisboa.

Visitar o castelo de Almourol.
 
Brincar no fantástico parque de Vila Nova da Barquinha e explorar (ie tentar destruir) as várias esculturas de artistas portugueses contemporâneos que lá estão:
 
Ainda temos uns dias e, se o sol continuar a brilhar, haveremos de ir à praia, matar saudades do verão. É de facto uma sorte poder ter estas férias de inverno.

Labels: , ,

Wednesday, December 26, 2012

Boxing day

Empanturrada mas feliz com a felicidade deles.

Labels: ,

Monday, December 24, 2012

Só mais uma

Labels: , ,

Saturday, December 22, 2012

Os putos

No carro, damos boleia a um amigo do António que trouxe um cd de música insuportável de dança para ouvirmos. Eu sofro. E os putos conversam. Diz o amigo: sabes, no videoclipe desta música aparecem duas mulheres a beijarem-se. Responde o meu filho com cara de quem está a comer espinafres: Que nojo!
E é assim que a gente vê que, mesmo a cantar i'm sexy and i kow it, eles ainda são umas crianças.

Labels:

Friday, December 21, 2012

Christmas carol (III)

Olhó robot

Sou só eu que tenho bastantes dificuldades em perceber aquelas letras destorcidas que aparecem em alguns sites para terem a certeza que não somos uma máquina? Às vezes só à terceira tentativa é que consigo provar a minha (pelos vistos escassa) humanidade.

Labels:

Thursday, December 20, 2012

Christmas carol (II)


Labels: ,

Coisas bonitas que se ouvem

Um amasso, um beijaço
Meu olhar de palhaço
Seu orgulho tão sério
Um grande estardalhaço
Pro meu velho cansaço
Do eterno mistério
Meu destino não traço
Não desenho, desfaço
O acaso é o grão-senhor
Tudo que não deu certo
E sei que não tem conserto
Meu silêncio chorou, chorou.


de Abraçaço, música do fantastico disco novo de Caetano

Labels: ,

Wednesday, December 19, 2012

Christmas carol (I)


Labels: ,

Luzes e chaminés

A nossa árvore não é de design xpto mas é adorável. É pequena e tem enfeites vermelhos e dourados, comprados ao longo dos anos, em lojas diferentes, de materiais diferentes, nada combina com nada. Mas não tenho coragem de os deitar fora. Abro as caixas e deixo os miúdos escolherem os que quiserem até a árvore estar cheia. As luzes têm a forma de estrelas e são a única coisa cara que ali está. Pena não piscarem. Ainda assim, acendemo-las sempre que estamos em casa. Temos três pais natais de chocolate que hão de ser comidos no dia dos reis. Um deles é para mim, claro. A base do presépio é feita com uns antigos individuais da cozinha. E por baixo de tudo, para fazer o monte, está a biografia do salazar. O pedro gosta de alinhar os reis magos, assim, em fila, e amua se eu os mudo de posição. O anjo andou a voar pelas mãos dos miúdos e perdeu uma mão. Felizmente, temos outro anjo, feito pelo pedro. E outro presépio desenhado pelo antónio. E mais um cartão de natal feito pelo antónio para dar ao pedro. E o mealheiro da catequese, pintado em família, onde estamos a pôr moedinhas para os missionários. Também temos uma bandolete com uma árvore de natal super brilhante, que me ofereceu a sónia e que eu adoro usar na rua, para grande vergonha do meu filho mais velho. Às vezes também me dá para levar um dos dois gorros de pai natal que neste momento estão enfiados na meia gigante que está pendurada na porta da sala, uma vez que não temos lareira. No outro dia, o antónio, que já não acredita no pai natal, explicou ao pedro, com muita calma, que ele não tinha com que se preocupar, pois quando as casas não têm chaminé o pai natal entra pela janela. Pois é, respondeu o pedro. E o antónio olhou para mim e fez-me um sinal, com o dedo sobre os lábios, para que eu me calasse. Deixa estar, ele ainda é pequenino, murmurou.

Labels: ,

Tuesday, December 18, 2012

Em defesa do natal

Gosto do natal, desde que me lembro. Gosto das iluminações da rua. Gosto da música nas lojas. Gosto de fazer a árvore, de ficar a olhar para as luzes (mesmo que não pisquem, como acontece agora), de ver as prendas a crescerem à sua volta, de tentar adivinhar o que está por trás do papel de embrulho. Gosto de ter supresas. Gosto de escolher os presentes que vou dar com tempo, de os embrulhar de maneira especial, de pôr etiquetas. Gosto do presépio e da história do menino jesus. Gosto de ir para o alentejo uns dias antes e começar logo a ser natal. Gosto de ir a correr comprar prendas de última hora. Gosto de encher o carrinho do supermercado. Gosto de as pessoas serem todas mais simpáticas umas com as outras. Gostava quando, na véspera de natal, ia com a minha mãe distribuir as prendas dos vizinhos e amigos. Gostava do nougat da dona Fatinha. Gostava quando havia muita gente a tocar à campainha trazendo embrulhos e bolos. Gosto quando somos muitos. Gosto do frio da rua e do calor de casa. De fazer bolos e doces, do cheiro a comida pela casa, de passar os dias inteiros a comer. Gosto da bavaroise de ananás e da mousse de chocolate. Gosto de filhoses, sonhos e azevias. Gosto de cartões de natal, dos trabalhos manuais dos miúdos, das festas da escola. Gosto dos filmes lamechas, das canções em inglês, do last christmas e da mariah carey. Gosto de ficarmos a conversar, de recordarmos outros tempos, de discutir política com o meu pai. Gosto de ver os miúdos a brincarem. Da felicidade deles. Gosto de tirarmos muitas fotografias. Gosto de abrirmos as prendas e ser uma confusão. Gosto de oferecermos meias uns aos outros, que dão tanto jeito. Gosto de beber chocolate quente no fim da noite.
Gosto de fazer de conta, por uns dias, que está tudo bem.

Labels:

Está quase

Labels: , ,

Wednesday, December 12, 2012

There will be an answer, let it be

As crianças subiram ao palco, representaram, cantaram, acenaram muito. O Pedro passou a música toda à nossa procura, quase não cantou mas, quando finalmente nos descobriu, não cabia em si de contente, com aquele sorriso enorme. O rei mago lá venceu a timidez, portou-se lindamente e disse todas as suas falas certinhas. Eu emocionei-me um bocadinho, como de costume. A festa terminou com os beatles. Depois houve macdonalds e, já em casa, apesar de mortos de cansaço, ainda se lembraram dos chocolates do calendário do advento.

Labels: ,

Wednesday, December 05, 2012

Uma pedra no sapato da vida


Labels: ,

Tuesday, December 04, 2012

O humor britânico

Isobel: Were you a very involved mother with Robert and Rosamund?
Violet: Does it surprise you?
Isobel: A bit. I’d imagined them surrounded by nannies and governesses, being starched and ironed to spend an hour with you after tea.
Violet: Yes, but it was an hour every day.

Labels:

Monday, December 03, 2012

Aos 10 anos (especial natal)


Labels: ,