Sunday, November 09, 2008

Os amigos

"Os amigos. Entrariam por uma casa em chamas para nos salvarem. Mentem por nós à nossa própria mãe. Sabem de nós mais do que somos capaz de lhes dizer. Jurariam que à hora do crime estávamos a tomar chá com eles. Mesmo que a polícia nos encontrasse com as mãos cheias de sangue. 'São rosas, senhores. Andei com ela toda a tarde a cortar rosas, senhores. Sangue de espinhos, senhores.'
Eles exigem-nos coisas de nada. As nossas lágrimas. O nosso lenço de assoar. A pele dos nossos inimigos. As batatas fritas do nosso bife. A nossa melhor roupa, por uma noite. Exigem-nos tudo o que nos dão. É preciso regá-los regularmente: é nos ombros deles que cai toda a água dos nossos olhos. Eles espevitam-nos o sentido de humor quando menos nos apetece. E depois ficam connosco quando as luzes se apagam e toda a gente se foi embora. Só aos amigos é dado o espetáculo da nossa miséria.
A paixão é uma fatalidade fácil. Uma aparição divina, só. Não há maneira de a prender para toda a vida. Por isso a embrulhamos no áspero papel da amizade. Para preservar e esquecer.
À paixão aceitam-se confissões de ciúme, voragens de posse. À amizade não. Somos capazes de confessar tudo aos nossos amigos menos essa insegurança que nos mói:
– Não, não gostes mais dele do que de mim."

de A Instrução dos Amantes, Inês Pedrosa
ou de como um livro lamechas lido na adolescência pode ser actual mesmo quando caminhamos para a meia-idade.

Labels: ,

3 Comments:

Blogger CGM said...

Muito bom!

Fantásticos os ultimos posts

10:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Muito bem! PaRABENS!

7:45 PM  
Blogger tcfc said...

COstumo visitar o blog algumas vezes, gosto bastante de ler as novidades que vai deixando por aqui. Tive acesso ao blog através do blog da pipoca mais doce do qual sou também leitora assidua. Hoje ao ler o texto sobre os amigos decidi comentar...e decidi também "roubar" e colocar no meu blog, claro que com as devidas referências. Adorei o texto...espero que nao se importe por eu pedir o texto "emprestado". Bjs Tânia

2:13 PM  

Post a Comment

<< Home