Friday, August 06, 2010

Alentejanês (actualizando)

magote - grande quantidade
não páras no armeiro - não páras quieto
ela veio à tua pergunta - ela veio à tua procura
fedelhos - crianças
poças - interjeição de desagrado equivalente a chiça
porra - mais uma interjeição de desagrado, mais pesada do que poças mas muito, muito mais suave do que tudo o resto. A sério, se ouvirem alguém a dizer porra não levem a mal, é banalíssimo, ok?
beiços - lábios
gaita de beiços - harmónica/ realejo


(estou fascinada com isto, confesso)

Labels:

10 Comments:

Blogger Carla Isabel said...

Quando vim para Lisboa para a faculdade, a primeira vez que disse "porra" ( e n sou alentejana, sou de coimbra) ficou tudo aparvalhado a olhar p mim!
Em coimbra diz-se que "porra" é um pau!Não tem mal nenhum!

10:08 AM  
Anonymous  said...

Só gostava de acrescentar o 'vou aventar' - 'vou deitar fora'. O que eu adoro esta palavra.Não sou Alentejana, mas estudei 4 anos no Alentejo, sem dúvida um dialecto muito próprio e que ao longo do tempo eu própria fui adquirindo.

2:32 PM  
Blogger Girilim said...

o "porra" não é universal? :D

2:52 PM  
Anonymous morgy said...

não te esqueças das "amigadas", "estar amigado(a)" e daqueles malandros, os "gândulos"!

5:12 PM  
Anonymous Paula said...

Ora, vou mostrar ao meu marido este mini dicionário. Pois tenho a mania de cada vez que quero dizer uma grande asneira, sair-me PORRA pela boca. E ele metido a sabichão diz logo, não digas isso que é uma asneira. Mas não é!!!

5:50 PM  
Blogger ed hardy chothes said...

Don Hardy was a distinguished writer, painter, publisher as well as a tattoo maker known the world over until he was contacted by Christian Audigier wholesale cheap Ed hardy bandbags in the year 2004 to start on a new line of clothes. Known as the Ed hardy clothes line, Don Hardy had the talent in wholesale cheap Ed hardy jackets him to bring forth a variety of attire that not only displayed his great skills in making tattoos but also exhibited why he was selected for a task hat most others failed to execute. The Ed hardy clothing line is the result of Ed hardy’s hard work and includes just about everything from clothes for men as well as women besides shoes,wholesale Ed hardy bandbags and caps.
The colors that are normally used in wholesale cheap Ed hardy clothes are luxuriant and bright, wholesale cheap Ed hardy T-shirt the tees are the work of an artist and the swimwear is imprinted with a generous measure of tattoo designs while the sunglasses and caps come along with an onslaught of drawings which could wholesale cheap Ed hardy jackets put even the best of designers a run for their money. In other words, theEd hardy Clothes Line is a great piece of artistic work which definitely stands out from the rest of the crowd.

4:56 AM  
Blogger scbmf said...

Moitão, moitanito: um monte e um montinho de coisas... aliás, tudo o que seja diminutivos acabam em "ito": panito, canito... mas isto também é diferente de zona para zona.

4:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

a planície alentejana consegue tornar-se fascinante. :P

Parabéns pelo Blog

4:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá,

Gostaria de salientar,se me permite, que a maior parte destas expressões variam de cidade para cidade do alentejo, em Estremoz por exemplo, onde me encontro nunca ouvi: beiços nem gaita de beiços, no entanto "o ela veio à tua pergunta", ouço-o diariamente, assim como porra e poças.
Para aumentar a sua lista, garanto-lhe que crianças no alentejo,não são fedelhos, mas sim gaiatos e gaiatas. Assim, como em beja são moços e moças, e para a zona do entroncamento são cachopos e cachopas.

Se me lembrar de mais, volto aqui.
ah, lembrei-me do aventar, mas já vi que foi referido.
ana

12:08 PM  
Anonymous MAC said...

Nota-se que vem do baixo alentejo...eu sou mais cá de cima..
Está aqui uma boa lista sim Sra, pode acrescentar o "parece que tás engadanhado"
Cump

4:56 PM  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home