Friday, August 06, 2010

Alentejanês (actualizando)

magote - grande quantidade
não páras no armeiro - não páras quieto
ela veio à tua pergunta - ela veio à tua procura
fedelhos - crianças
poças - interjeição de desagrado equivalente a chiça
porra - mais uma interjeição de desagrado, mais pesada do que poças mas muito, muito mais suave do que tudo o resto. A sério, se ouvirem alguém a dizer porra não levem a mal, é banalíssimo, ok?
beiços - lábios
gaita de beiços - harmónica/ realejo


(estou fascinada com isto, confesso)

Labels:

9 Comments:

Blogger Carla Santos Alves said...

Quando vim para Lisboa para a faculdade, a primeira vez que disse "porra" ( e n sou alentejana, sou de coimbra) ficou tudo aparvalhado a olhar p mim!
Em coimbra diz-se que "porra" é um pau!Não tem mal nenhum!

10:08 AM  
Anonymous  said...

Só gostava de acrescentar o 'vou aventar' - 'vou deitar fora'. O que eu adoro esta palavra.Não sou Alentejana, mas estudei 4 anos no Alentejo, sem dúvida um dialecto muito próprio e que ao longo do tempo eu própria fui adquirindo.

2:32 PM  
Blogger Girilim said...

o "porra" não é universal? :D

2:52 PM  
Anonymous morgy said...

não te esqueças das "amigadas", "estar amigado(a)" e daqueles malandros, os "gândulos"!

5:12 PM  
Anonymous Paula said...

Ora, vou mostrar ao meu marido este mini dicionário. Pois tenho a mania de cada vez que quero dizer uma grande asneira, sair-me PORRA pela boca. E ele metido a sabichão diz logo, não digas isso que é uma asneira. Mas não é!!!

5:50 PM  
Blogger tota said...

Moitão, moitanito: um monte e um montinho de coisas... aliás, tudo o que seja diminutivos acabam em "ito": panito, canito... mas isto também é diferente de zona para zona.

4:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

a planície alentejana consegue tornar-se fascinante. :P

Parabéns pelo Blog

4:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá,

Gostaria de salientar,se me permite, que a maior parte destas expressões variam de cidade para cidade do alentejo, em Estremoz por exemplo, onde me encontro nunca ouvi: beiços nem gaita de beiços, no entanto "o ela veio à tua pergunta", ouço-o diariamente, assim como porra e poças.
Para aumentar a sua lista, garanto-lhe que crianças no alentejo,não são fedelhos, mas sim gaiatos e gaiatas. Assim, como em beja são moços e moças, e para a zona do entroncamento são cachopos e cachopas.

Se me lembrar de mais, volto aqui.
ah, lembrei-me do aventar, mas já vi que foi referido.
ana

12:08 PM  
Anonymous MAC said...

Nota-se que vem do baixo alentejo...eu sou mais cá de cima..
Está aqui uma boa lista sim Sra, pode acrescentar o "parece que tás engadanhado"
Cump

4:56 PM  

Post a Comment

<< Home