Wednesday, September 10, 2008

Maminhas

O nosso badochas experimentou hoje o seu primeiro biberon. Não foi mau. Não chorou nem se revoltou mas também não bebeu tudo até ao fim e terminou a refeição, todo contente, a mamar na mamoca, coisa boa, à laia de sobremesa. Daqui a uma semana fará quatro meses, no início de outubro começará a ir, por pequenos períodos, até à creche e, aos cinco meses, inevitável e lamentavelmente, voltarei a trabalhar. Poderia, portanto, se quisesse, prolongar a amamentação até começar a introduzir outros alimentos e, se quisesse mesmo muito, até poderia nunca lhe dar um biberon. Mas não quero. A bem dizer (ai que vou ser trucidada por todas as fantásticas mães deste mundo) não sou grande fã desta coisa de ter um bebé a chuchar nas minhas maminhas de três em três horas. Eu faço-o. Por ele. E porque, apesar de dizer estas barbaridades, até sou uma mãe sensata e dedicada. Mas, enough is enough e, neste momento, o que eu quero mesmo é ter a minhas maminhas de volta. Para mim. Para fazer com elas o que bem entender. Levá-las a passear e a jantar fora. Levá-las a beber umas caipirinhas (que saudades!). Colocá-las dentro de um sutien pequenino e colorido e vestir uns vestidos e umas blusas justinhas, sem ter que me preocupar com o e agora como é que eu faço?. Oferecê-las de bandeja ao meu gajo. Porque, convenhamos, a amamentação tem todas as vantagens do mundo - é bom para o bebé e para a mãe, é prático e económico - mas tem uma enorme desvantagem - faz-nos sentir umas autênticas vacas. E já nem falo das dores e das arrelias das primeiras semanas, quando as mamas ficam duras que nem pedra e os mamilos podem até gretar (felizmente comigo nunca aconteceu). O mais triste mesmo é uma pessoa ir tomar banho e o leite esguinchar por todo o lado. O mais triste é ter, por uma vez, um par de mamas digno desse nome e não poder fazer grande coisa com elas porque, além de estarem do mais insensível, ainda nos arriscamos a que, entre beijos e abraços, comecem a cair umas gotas de leite para cima do nosso parceiro (não é lá muito sexy, pois não?). Por isso, perdoem-me as fundamentalistas, mas hoje, cá em casa, iniciamos uma nova etapa. Hoje foi o primeiro biberon, amanhã será o segundo e, daqui a umas semanas, se tudo correr bem, poderei anunciar, sem sentimentos de culpa: acabou-se a mama. Literalmente.

Labels: ,

9 Comments:

Blogger SMS said...

Boa caipirar! Estou nessa! Combinamos já! Eu, tu e as outras duas. Sim? Sim? Para quando uma noite Sex in The City?

6:21 PM  
Blogger Noc@s said...

Cada uma tens as suas, se quiser dá-las! Dá-las... ;-)

10:33 AM  
Blogger SCS said...

Chamaram-me???
(Benvinda de volta johnny. Tu e as tuas maminhas...)
bj

11:18 AM  
Blogger shanna said...

EU fiz exactamente o mesmo ao meu pikachu... e por algumas das razões aqui invocadas... e sim olharam-me de lado, mas " enough is enough".... 100% apoiado.
Beijos

2:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

lol. Só me deu vontade de rir, o teu post, a mim que nunca fui mãe. Compreendo-te, acho.

12:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu também aprovo!
Já fui Mãe de muitos filhos e nunca amamentei... mas não foi para ir caipirar, nem para vestir soutins às bolinhas amarelas ... enfim, opções.

10:35 PM  
Blogger IPQ said...

Minha querida,como te percebo!
Eu, que tenho umas maminhs pequeninas parecia a Samantha Fox quandoe stava a amamentar o Henrique. e tinha leite quemdava para alimentar a população da Índia. E nem sequer tinha probelmas em amamantar: fazia-o onde era necessário. Mas cada coisa a seu tempo e quatro meses já é mais que suficiente para estares privada das tuas maminhas....
Eheh.
Beijos

10:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Acho graça ao facto de se chamar sistematicamente fundamentalista a quem dá mama. Não consigo ver isso senão como uma manifestação de sentimento de culpa.

E não percebo os argumentos do cansaço quando ainda não se voltou ao trabalho: é que esses 4 ou 5 meses, chamam-se "licença de maternidade", não se chamam "férias".

10:34 PM  
Blogger Ck in UK said...

Eu repito o q digo ha muitos anos. AS mamas sao minhas e nas minhas mamas mando eu. Cada um que faca o que entender.
Por isso entendo-te perfeitamente .....

3:17 PM  

Post a Comment

<< Home