Saturday, June 15, 2013

Chumbar no exame

O grande problema da educação em portugal revela-se em todo o seu esplendor na discussão em torno da greve dos professores, da gravidade de fazer greve em dia de exame e do quanto isso prejudica os alunos. Porque quem ouvir o ministro e certos opinion makers, quem ler os comentários inflamados na internet, fica com a ideia que esta greve põe em causa todo o trabalho realizado ao longo deste ano lectivo. Sério? Como se a coisa mais importante no sistema educativo  fossem os exames. Como se nada mais importasse a não ser isto - passar no exame. Como se não fizesse mal estarmos a deseducar as nossas crianças, a colocá-las em turmas de 30 alunos, a sobrecarregá-las com matéria, a fazê-las decorar coisas em vez de as ensinar, a transformar os professores em funcionários burocráticos, a tornar a escola numa fábrica de pessoas que sabem fazer exames, ou que não sabem e não têm lá lugar. Porque é isto que estamos a fazer. Mas nada disto comove esta gente. Os nossos miúdos não estão a aprender nada de jeito na escola? Azar. O que é realmente grave é que eles não vão poder fazer o exame esta semana. Que tristeza.

Labels: ,

2 Comments:

Anonymous Rui said...

Bravo muito bem neste país de comensais e oportunistas o essencial e completamente oculto no rumor do acessório viva o Salazar!

9:05 PM  
Anonymous incognita no deserto said...

Assino por baixo. Infelizmente, a sociedade portuguesa raramente consegue compreender (e ser informada) do todo das questões e ao ficar "pela rama" cria opiniões sem fundamento. Acabei de ouvir agora um aluno que dizia "os professores querem é dinheiro!". É a ignorância total.

10:00 AM  

Post a Comment

<< Home