Friday, September 12, 2008

O negocio

Uma creche. Na minha próxima encarnação a ver se me lembro de não dar ouvidos às ilusões patetas da adolescência. Qual ser jornalista, qual quê. O que está a dar é ter uma creche. Vejamos. No berçário do mai'novo vou pagar uma mensalidade de 399 euros. A directora, toda simpatias, explicou-me que este valor tem TUDO incluído. "SÓ tem de trazer as fraldas, toalhitas e creme do rabinho. E o leite em pó." Pois. E então o que é que falta? Se quiser também trago a caminha e os brinquedos do miúdo, veja lá, não seja por isso. Já na escola do mai'velho nem se dão ao trabalho de fingir que são simpáticos. Pago 240 euros por mês mais 4 euros por cada dia de refeições, tive que levar lençóis e babetes e todas as actividades são pagas à parte, seja uma ida ao teatro ou ao jardim zoológico, as aulas de música ou a praia. Mas para ele ir a estes sítios sou eu que tenho que levar o banquinho para a camioneta, estão a ver? A escola pode até ser muito boa, a gente sente-se segura, o miúdo anda feliz, o ambiente é bom, o ensino é de qualidade. O melhor do mundo são as crianças mas no fundo, no fundo, isto é tudo é um grande negócio.

Labels: ,

10 Comments:

Blogger Noc@s said...

Aí não! E eu que o diga... Até já andei a "magicar" uma ideia desse tipo...

2:19 PM  
Blogger Espiral said...

Não percebo muito bem tanta queixa. E pô-los no público? Não percebo das pessoas que se queixam das coisas, mas em que se vê que têm posses para lá os terem. É uma opção sua. E pelos vistos não está tão mal como jornalista se tem dinheiro para tais "luxos".


Enfim, uma opinião...

Espiral

5:25 PM  
Blogger gata said...

Claro!, a escola pública, nem sei como é que não tinha pensado nisso, devo ser muito burra de facto. Então, diga-me lá, já agora, qual é a escola pública onde eu posso pôr o meu filho de quatro meses? Ãn?

5:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

...e já agora arranje tb para a minha filha de 10 meses.

Realmente há pessoas que gostam de opinar sem o mínimo conhecimento da realidade.

NÃO HÁ ESCOLAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS COM MENOS DE 3 ANOS. ( e às vezes nem para essas).

Marta

9:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Há pois é Bébé!!!
É guto para tudo.
Mas se v. abrir a tal creche vai ser igualzinho. Acredite. É sempre assim.
O Espiral!!!
V. tem filhos? É que não parece... Se conhecer ´creches públicas com vagas dê dicas que a gente agradece.
Beijocas

10:24 PM  
Blogger Espiral said...

Peço desculpa pelo meu comentário. Realmente não fazia ideia que não havia =(.
Fui levada a escreve-lo porque estou ligeiramente "farta" de ver montes de gente a queixar-te de barriga cheia. Pelos vistoa ñao é caso. Retiro o que disse. E realmente é uma situação escandalosa.

Desculpem novamente.

Beijos, Espiral

12:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Assino por baixo...
A minha bebe também tem que levar os lençóis...

3:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois acreditem que as creches não têm muito lucro, não, se cumprirem com todas as exigências do Ministério de Educação. Façam lá a conta a um ordenado de uma educadora mais pelo menos uma auxiliar por sala, x número de crianças, e verão...

2:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Para não falar (tão óbvio que me esqueci), dos materiais e das infra-estruturas.

2:32 PM  
Blogger IPQ said...

Bem, estou a gostar de toda esta prosa. é claro que as creches dão lucro. Vejamos: o meu filho paga 250 euros por mês, sem alimentação, que isso seriam mais 110. Portanto multipliquem por 20 (que é o número de meninos da sala dele) e depois descontem o ordenado da educadora e da auxiliar.... acham que mesmo assim não dá lucro? Olhem que dá...
creches públicas, aí está outro tema interessante... praticamente não existem. > Espiral, do alto dos seus 23 anos (aposto que não tem filhos), lançou-se logo na crítica feroz. Minha querida Espiral, quase todas nós somos mães e trabalhadoras. Nenhuma de nós é milionária mas, felizmente, também não ganhamos o ordenado mínimo, o que nos permite alguns luxos como por os nossos filhos numa creche e não numa ama sem o mínimo de condições... mas sabe mais, mesmo que existisse a tal creche pública perto de nossa casa, elas fecham, por norma, às 16h30 e nós, mães trabalhadoras, não nos podemos dar ao luxo de sair às 16h para ir à creche apanhar o rebento.
Daqui a uns anos, quando você estiver no feroz mercado de trabalho e perceber a "exorbitância" que um jornalista ganha, e vir quanto custa uma lata de leite, um pacote de fraldas, um kg de bifes e uma renda de uma casa, a gente volta a conversar.

2:08 PM  

Post a Comment

<< Home