Tuesday, October 04, 2011

Eu também sou um bocadinho mãe-tigre

Tenho uma função: afastá-los dos ecrãs. Da televisão, do computador, dos videojogos. E isto é o que eu faço a maior parte do tempo. Não me interpretem mal. Eu não os proíbo de ver televisão ou de jogar playstation nem quero que os meus filhos sejam info-excluídos. Lá em casa temos todos esses aparelhómetros e mais alguns. E eu sei que não os poderei afastar deles para sempre. Não sou assim tão ingénua. Apenas acho que eles não precisam do meu incentivo para ver ainda mais desenhos animados. Não precisam que eu os ensine a fazer buscas na internet. Ou que lhes ofereça a consola mais recente. Eles farão isso tudo, a seu tempo, sem a minha ajuda. Mas, pelo contrário, penso que já precisam da minha ajuda para sair de casa, para conhecer a natureza, para fazer um bolo, para descobrir como é possível fazer mil e uma coisas longe de um ecrã. Por isso essa é a minha função. Se o mundo todo e os amigos os puxam para a nintendo eu imponho regras (só se joga ao fim-de-semana), horários (ninguém joga depois do jantar), mais regras (não, não jantamos a ver televisão e não, não podem ver todos os canais nem todos os programas). Não os deixo ver novelas nem reality-shows nem filmes que não são para a sua idade, por exemplo. E obrigo-os a desligar quando acho que é demais. Proponho outras actividades. E só se estiver mesmo muito desesperada é que me ouvirão a dizer qualquer coisa como então, senta-te lá um bocadinho a ver televisão. Prefiro que desarrumem o quarto todo e façam barulho e me dêem mais trabalho. Sei que há quem me chame maluca, ditadora e atrasada, quem diga que eu devia pôr os meus filhos no computador para que eles se tornem pessoas modernas, preparadas para o futuro. Mas, pronto, eu acho que eles têm a vida inteira para estar sentados à frente de um computador mas só têm estes curtos anos para serem crianças e poderem brincar o dia inteiro. E estou mesmo convencida que, neste momento, é mais importante que eles brinquem ao faz-de-conta e com carrinhos do que passem a tarde com o super mário. E acredito mesmo que não é por não saberem o que é um power point aos sete anos que vão ser adultos menos preparados e menos tecnológicos do que os outros. Ou menos felizes. Fico à espera que alguém me prove o contrário. Até lá, eu afasto-os dos ecrãs. É a minha função. Ah, e odeio o magalhães.

Labels:

7 Comments:

Blogger Me said...

Subescrevo a totalidade da tua opinião porque foi assim há muitos anos que me educaram. É assim que pretendo educar a minha filha.

Dar-lhe tempo de qualidade, tempo de mãe e não tempo de televisão.

12:09 PM  
Blogger Isabel said...

Caramba, revi-me tanto neste post....
É uma luta constante, escpecilamente com a psp e wii, até com o meu telemóvel...
É bom não me sentir tão sozinha...

12:54 PM  
Blogger Noc@s said...

A ler este post e a pensar podia ter sido eu a escrevê-lo, não o sei é fazer mas está lá tudo o que penso tudo o que faço. Lá por casa ainda não existem consolas, e se existirem (sei que haverá o momento em que vai ser impossível dizer que não, ou não pois como em tudo na vida é uma questão de hábito)sim, também irão ter regras :)

1:37 PM  
Blogger SL said...

Como me revi... Nintendo só até há hora do jantar... Morangos com açuçar proibidos... E todos os dias da escola para casa: "Mãe, mas a Matilde vê, mas a Carolina vê, mas o João vê..." e eu já expliquei que nem se todos vissem, nós não deixamos que aquilo não é bom para a idade dela (6 anos). Em relação á televisão os bonecos animados durante a semana só os da RTP 2 porque só tempos (por opção) 4 canais. E acho que ela é uma criança muito feliz!

3:27 PM  
Blogger Sílvia said...

Concordo completamente. Não tenho filhos, mas cada vez mais vejo crianças que não fazem mais nada a não ser ver televisão e jogar computador. E lembro-me que quando era miúda brincava o dia inteiro na rua, e só entrava em casa para lanchar e ver o Dartacão, era viciada. Mas brincava a tudo e mais alguma coisa fora de casa, sujei-me imenso, caí imensas vezes, andava sempre de joelhos esmurrados mas era tão, tão feliz :)

8:00 PM  
Blogger machadopmb said...

Um retrato, também, do que se passa lá em casa. Eu não escreveria melhor. Obrigada por me fazer sentir mais acompanhada e menos "ave rara".

4:42 PM  
Blogger euzinha.... said...

tTal e qual! Por aqui tb é assim! Detesto tv: Por mim nunca a ligava. Tb se é para ouvir falar de crise ja basta a que eu sinto nos bolsos!!! Quanto ao pc..lamento mas a minha filha mais nova tem 5 anos e tem muito tempo para aprender a mexer no raio do bicho!A outra, é mais velha, e aprendeu sozinha...e foi mt a tempo. Tudo deve ter a sua conta e medida. E sim! As minhas filhas gastam horas a "destruir-me o" o quintal, a sala, o quarto, a fazer almoços e jantares com os meus talheres...na terra do quintal.Lol. Ora mas quero la saber...são felizes, é o que interessa

10:11 PM  

Post a Comment

<< Home