Wednesday, September 14, 2011

As lições de uma mãe tigre (II)

Aos cinco anos, o António já não usava fralda mas ainda tinha noites complicadas. Tinha que o acordar para fazer xixi uma ou duas vezes. Podia acontecer (aconteceu várias vezes) levá-lo à casa-de-banho por volta da meia-noite e às cinco da manhã ele já estar com a cama toda molhada. Foi um desespero. Até que um dia, já muito perto dos seis anos, ele começou a acordar sozinho quando precisa ir à casa-de-banho e nunca mais houve descuidos.

O Pedro tem três anos feitos em Maio e pediu para deixar de usar fralda. Eu aguento, mãe, disse-me ele. Experimentei acordá-lo a meio da noite. O miúdo sentou-se na sanita a chorar dizendo que não queria fazer xixi e, verdade seja dita, nem uma gota deitou. Duas vezes isto. Experimentei pôr-lhe uma fralda à socapa, enquanto dormia. E na manhã seguinte o Pedro choramingava que já é crescido e não quer dormir com fralda. Duas vezes isto e duas vezes a fralda seca. Decidi confiar no rapaz. Afinal, o máximo que poderia acontecer era ter que trocar os lençóis a meio da noite. Não é uma coisa muito agradável mas também não é nada do outro mundo. Esta noite, por volta das duas e meia, o Pedro apareceu no meu quarto e pediu para ir à casa-de-banho. Correu lindamente. Independentemente do que aconteça nas próximas noites, está visto que cá em casa não se vai gastar mais dinheiro em fraldas.

Labels:

3 Comments:

Blogger Noc@s said...

Duas coisas em comum: estou a ler o mesmo livro e também me está a fazer pensar em tudo isto que é educar filhos e respectivas "receitas" e o meu filho mais velho de 5 anos está na mesma situação, apesar de não usar fralda ainda temos nós que acordar para ele ir fazer xixi e sim volta e não volta ainda assim há noites complicadas, mas este post deu-me esperança que isto poderá mudar e que o mais novo se calhar vai ser bem diferente :) e o post anterior deu-me esta frase que tenho que interiorizar "We need to calm down about the importance of childhood." Ah! e uma terceira coisa em comum também tenho dois rapazes :)
Não sei se alguma vez tinha comentado este blog, mas já o acompanho há muito tempo e gosto, muito :)

11:35 AM  
Blogger Carla Santos Alves said...

aiiiii...o meu tem quase 4 anos e ainda usa fralda de noite porque as noites que tentei tirar-lhe a fralda, porque ele diz que também já é crescido e nao quer, e apesar de o por na sanita também à meia noite, eram 4 da manhã e lá andavamos nós a dar-lhe duche e a fazer a cama...depois de novo ás 6 da manhã...por agora acho que vou deixando que fique com fralda .

12:07 PM  
Blogger Unknown said...

tive uma experiência parecida com os meus filhos. o mais velho ainda andou um ano com fralda à noite depois de deixar de usar de dia. o mais novo, na mesma semana, tirou a fralda de dia, da sesta, de noite... pura e simplesmente decidiu que já não era preciso. e sem acidentes, para espanto de todos lá em casa.

custa-nos mais a nós, acreditar que eles de facto sabem crescer :)

11:59 AM  

Post a Comment

<< Home