Monday, August 04, 2014

Isto não é um post sobre o BES

Fomos ao banco depositar a nossa fortuna. Os miúdos tiveram alguma dificuldade em perceber por que raio iamos guardar o nosso dinheiro no banco se depois íamos precisar dele (eu própria, nos dias que correm, também tenho alguma dificuldade em perceber para que servem os bancos, mas enfim). Dei-lhes a única explicação possível: as moedas eram muito pesadas para as levarmos na mala para Paris. Assim, demos as moedas ao banco e, quando precisarmos, vamos buscar notas às caixas multibanco.


Ah, disse o António.


Pois, disse o Pedro.


É que esta história do mealheiro tinha também um objectivo educativo. Por um lado, sabíamos para o que estávamos a poupar e todos nós pusemos lá dinheiro, de boa vontade e até com uma certa alegria, ao longo de dois longos anos. Pode até custar um bocadinho mas vale a pena. Esta foi a lição de poupança número um. E, no final, com esta ida ao banco, queria que eles percebessem o mistério das caixas multibanco que só "dão" o dinheiro que nós lá pomos. "E se nós não tivermos lá dinheiro nosso, os multibancos não dão nada", concluí eu. Esta foi a lição de poupança número dois.


E consegui dizer isto tudo sem me rir.

Labels: ,

3 Comments:

Anonymous Pec said...

Julgo que quando forem comer croissants ainda vão perceber melhor ;)

11:47 PM  
Anonymous mdlsds said...

Isto dos bancos vai ser um problema para os miúdos :)
O meu filho tem o dinheiro dele, literalmente, debaixo do colchão. Falta um ano para chegar aos 18 e é preciso que abra uma conta para começar a receber ele a pensão do pai. Não quer. E aproveitou a história do BES para me dizer: estás a ver para que servem os bancos?

10:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá! Nunca comentei por aqui mas hoje não resisto porque me revi. Também fiz um mealheiro durante dois anos para realizar um sonho antigo de visitar Paris ( a minha cidade de sonho). Cada moedinha, cada nota, eram depositadas no mealheiro com alegria e quando cheguei a Paris e tive os melhores 6 dias de férias da minha vida, tive que me beliscar para acreditar. é muito bom quando conseguimos e mesmo com muito esforço realizar os nosssos sonhos. Beijinhos

2:54 PM  

Post a Comment

<< Home