Sunday, April 08, 2012

Aleluia

Sou uma pessoa do natal. De celebrar os nascimentos. De dar prendas. De gostar de luzinhas e enfeites, do pinheiro e até do presépio. Não tenho qualquer problema em explicar o natal aos meus filhos e em acreditar que de facto jesus nasceu e cresceu para se transformar num homem especial, com uma mensagem bonita, uma palavra que vale a pena espalhar. Amar o próximo. Fazer o bem. Viver em paz. Procurar a nossa paz interior. Já a páscoa... A páscoa é a época das ervilhas e das favas, é comer borrego e aproveitar os dias bons no campo. Gosto de folar e de amêndoas de chocolate mas a cena da ressurreição sempre me causou grandes dúvidas e nunca houve nenhuma explicação que me convencesse da coisa. O meu filho quer saber o que é a páscoa e eu apenas lhe consigo contar a crucificação e a morte de jesus (não é lá grande motivo para celebrações, convenhamos) e deixo a subida aos céus para uma outra oportunidade. Tenho esta estranha mania de não conseguir mentir, sobretudo às minhas crianças.

Labels: ,

4 Comments:

Blogger Brown Eyes said...

Até que enfim, alguém que pensa como eu :)

10:19 PM  
Blogger Sofia Reis said...

Se me permite... O nascimento de Jesus não faria sentido, se Ele tivesse nascido em vão. Ele, Criador do universo, veio na forma mais humilde, para dar a Sua vida por nós. Morreu e ressuscitou para que um dia também possamos estar com Ele. É por isso que é tão especial e diferente de qualquer um de nós. É o Salvador. Que tanto amou os seus filhos que não se importou de nascer, viver e morrer por eles. E claro, venceu a morte :) Abraço.

11:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

"Vencer a morte" não significa que Jesus tenha efectivamente subido aos céus tipa fantasminha brincalhão. Ler a Bíblia dessa forma é não perceber nada de nada da religião cristã.Ler a Bíblia dessa forma é teimar em (man)ter uma Fé infantil que se fixa no mais acessório. Os evangelhos são catequeses, histórias contadas a partir da simbologia cultural daquele tempo. Quando os evangelistas dizem que Jesus não morreu e que continua vivo querem dizer que, mesmo depois de terem visto o seu grande amigo morrer numa cruz (apenas porque teimou em não ceder ao poder dos fortes), eles continuaram a sentir a sua presença no meio deles. O seu amor, a sua mensagem era mais forte do que a morte, porque o seus ensinamentos continuavam a fazer sentido mesmo após a sua morte física.
Se de facto Jesus se tivesse "evaporado" a evangelização teria sido muito mais fácil aos discípulos. Bastaria ter organizado excursões até ao túmulo e dizerem: "Vejam, ele de facto não está aqui, desapareceu!"... Mas não é isso que eles dizem....
Explicar a Páscoa é explicar que o AMOR tudo pode e tudo vence. Explicar a Páscoa é explicar que a vida é feita de opções e que Jesus teve a coragem e a ousadia de ser diferente e de ser como grão de trigo que morre na terra para dar muito fruto... tal como as favas e as ervilhas.
Espero ter ajudado.

11:58 AM  
Anonymous sofiacardim said...

como eu te percebo :)
tive o mesmo problema: não é nada fácil explicar ao meu filho de 3 anos o porquê de uma procissão no meio de uma avenida, o porquê do Jesus estar deitado numa cruz e não numa maca (como nos hospitais quando se está doente) e porque é que era de papael!!!
Não é fácil, mas é comovente as respostas que se ouvem!

7:46 PM  

Post a Comment

<< Home