Saturday, September 29, 2012

Dar a volta

"I was 40, I was fat and a I was alone."

(Marina Abramovic, recordando o momento em que se separou de Ulay)

Labels: ,

Monday, September 24, 2012

Pés de barro

A rapariga Adriana que abraçou um polícia na manifestação e foi tema de mil e uma crónicas fez um ensaio fotográfico para uma revista cor-de-rosa. Aparece na capa, mesmo por baixo de uma "paixão fulminante" e ao lado da Cinha Jardim, e aparece lá dentro, com roupinhas de verão, a rebolar-se na areia e a fazer olhinhos à câmara, debitando frases fofinhas. E vai-se-a-ver e, afinal, é uma miúda banal. A aproveitar os seus cinco minutos de fama (e a aproveitar-se da preguiça dos jornalistas), tal e qual como os bimboconcorrentes da casa dos segredos.

Labels: ,

Liberdade

Parece que o que dá "ibope" é falar de sapatos e publicar fotos de vestidos. Mas não me apetece.

Labels:

Marina Abramović - The Artist is Present (II)


Labels:

Marina Abramović -The Artist is Present (I)


Labels:

Parangolés (III) - os originais, os de Hélio Oiticica


Labels: ,

Parangolés (II)


Labels: , ,

Parangolés (I)


Labels: , ,

Sunday, September 23, 2012

É oficial. Chegou o outono.

2* Feira

Céu limpo com poucas nuvens

22° - 17°
Céu limpo com poucas nuvens

3* Feira

Céu limpo com algumas nuvens e aguaceiros

23° - 18°
Céu limpo com algumas nuvens e aguaceiros

4* Feira

Aguaceiros

20° - 15°
Aguaceiros

5* Feira

Chuva

21° - 15°
Chuva


Labels:

Friday, September 21, 2012

Previews

Enquanto "penetrava" na 'Tropicália' de Hélio Oiticica e ouvia as explicações dos fantásticos curadores da exposição, enquanto percorria o penetrável PN2, passando por entre as fitinhas de 'Imagética', um pensamento: naquele mesmo sítio terão estado pessoas que eu tanto admiro. Caetano e Gil, provavelmente, e quem sabe outros. Naquela mesma caixa de madeira, cheirando aquele cheiro, experimentando a mesma sensação.

Enquanto via o documentário 'Marina Abramovic: The Artist is Present', que mostra todo o processo de montagem da exposição que a artista apresentou em 2010 no MoMA e depois acompanha os três meses que ela passou sentada, olhando fixamente cada espectador, também eu me comovi com a força e a determinação daquela mulher. Com o modo como se despiu, mais uma vez, perante os outros, embora desta vez vestida das cabeças aos pés. Como se expôs e expôs aqueles que se sentaram à sua frente. Queria ter sido eu a sentar-me ali (teria eu coragem?).

Sou uma privilegiada, eu sei. Mas a arte está ao acesso de todos, basta querer. A exposição de Hélio Oiticica inaugura sexta-feira, no Museu Berardo, e fica por lá até janeiro. O filme sobre Marina Abramovic passa no sábado, uma única vez, no Cinema São Jorge.

Labels: , ,

Monday, September 17, 2012

Caixas e caixinhas

Não sou fã de centros comerciais. Sou imune a montras de roupa, sapatos, malas. Posso atravessar a Zara de uma ponta à outra e não ter a mais pequena vontade de comprar alguma coisa. Mas não é verdade que não gosto de compras. Ainda hoje, quando fui ao Ikea, caminhei a direito, concentrada naquilo que já sabia que queria trazer, sem olhar para o lado, fazendo um esforço enorme para não me distrair com descascadores de batata, bases para copos, galheteiros, caixas e caixinhas, cabides, panos de loiça, bonecos coloridos, canecas, almofadas, coisas que às vezes nem sei bem o que são mas que me parecem sempre tão giras, tão úteis, tão baratas. Consegui. Comprei só aquilo que queria à partida. Mas saí de lá assim com uma sensação de vazio...

Labels:

Thursday, September 13, 2012

Até quando?

Até onde?

Labels: ,

Monday, September 10, 2012

A crise é isto

Volto de férias e, no primeiro dia, trabalho mais de doze horas e chego a casa já com as crianças a dormir.
A crise também são outras coisas, mas hoje, para mim, a crise é isto. O primeiro dia de aulas e eu não pude estar aqui para saber tudo.

Labels: ,

Sunday, September 09, 2012

Último dia (II)

7.00. O António acorda e vem ter comigo a chorar. Tive um sonho mau, mãe. Sonhei que os meus amigos estavam todos a brincar no recreio sem mim. Quero voltar para a minha escola.
9.30. Apesar do barulho dos primos e do mano, o Pedro continua a dormir. Prevê-se birra monumental para amanhã por esta hora.

Labels: ,

Último dia

Ando a ganhar coragem para dizer coisas. Mas está difícil.

Labels: