Monday, August 09, 2010

A origem

Há mais de dois anos, seguramente, que não fazíamos isto. Saímos de casa os dois, comprámos o jornal, sentámo-nos no café cada um com o seu suplemento e, quando chegou a hora, fomos para o escurinho do cinema. Às vezes as coisas mais simples são aquelas que nos dão mais prazer.

Labels: ,

Friday, August 06, 2010

Alentejanês (actualizando)

magote - grande quantidade
não páras no armeiro - não páras quieto
ela veio à tua pergunta - ela veio à tua procura
fedelhos - crianças
poças - interjeição de desagrado equivalente a chiça
porra - mais uma interjeição de desagrado, mais pesada do que poças mas muito, muito mais suave do que tudo o resto. A sério, se ouvirem alguém a dizer porra não levem a mal, é banalíssimo, ok?
beiços - lábios
gaita de beiços - harmónica/ realejo


(estou fascinada com isto, confesso)

Labels:

Tuesday, August 03, 2010

Adeus, Mário

Houve um tempo em que quando chegava alguém novo à redacção era apresentado a toda a gente e faziam-nos sentir em casa. Houve um tempo em que as pessoas se juntavam para jantar e beber e conversar e dançar. Iam os estagiários, os jornalistas, as secretárias, os gráficos, os editores, o director. Houve um tempo em que éramos muito mais do que somos hoje e, no entanto, sentíamos que estávamos todos (ou quase todos) juntos no mesmo barco e remávamos na mesma direcção. Houve um tempo em que se podia discutir e discordar e argumentar e dar opinião. E valia a pena. Houve até um dia um director que juntou no seu gabinete um grupo de gente nova, inexperiente, inconformada, exigente, crítica e, convenhamos, um pouco convencida, para lhes dizer: não se calem, queremos ouvir o que têm a dizer. Houve um tempo em que acreditámos mesmo que aquele jornal podia ser muito bom, que faltava tão pouco. Houve um tempo em que achámos que os jornais tinham futuro. E em que tinhamos paixão. E não foi há tanto tempo assim.

Labels: